Programação Varjadas


Cronograma de atividades 2ºano
 Data                                                  tema                                                            atividade
17/02                                    Primeiro Contato com a Escola                          planejamento
10/03                                    Biossegurança                                                  pintura, corte e colagem,  
07/04                                     Espaços urbanos e rurais                                   maquetes
14/07                                     Campanha da Fraternidade                                confecção de cartazes   
21/04                                     Feriado                                    
04/05                                     Os animais, as plantas e suas interações             excussão Horto Dois Irmãos
09/05                                     Saúde e Valorização da Mulher                          palestra para as mães
12/05                                     Espaços Naturais                                              quebra- cabeça e jogo
19/05                                     Espaços Artificiais                                            quebra- cabeça e amarelinha
26/05                                     A água em nosso planeta                                   construindo um filtro
02/05                                     Revisão para Gincana                                        aula expositiva e dialogada
09/05                                     Gincana PIPEX                                                 jogos e conhecimento                                                   


                                                      Cronograma de atividades 6ºano   

Data                                                  tema                                                            atividade
17/02                                     Primeiro Contato com a Escola                           planejamento
24/02                                      Biossegurança                                                   símbolos/questionário
10/03                                     Microscopia                                                       manuseio/obs. de lâminas
07/04                                      Doenças adquiridas por água contaminada           jogo passe ou repasse
14/07                                      Campanha da Fraternidade                                 dinâmica/discussão 
21/04                                      Feriado
28/04                                      Compostagem                                                    palestra
04/05                                      Os animais, as plantas e suas interações              excussão Horto Dois Irmãos 
09/05                                      Saúde e Valorização da Mulher                           palestra para as mães
12/05                                      Início projeto compostagem                                 produzir a composteira
19/05                                      Estados Físicos da Água                                     Experimentos                        
26/05                                      Técnicas Agrícolas                                             Plantar e  Exp. de Radiação
02/05                                     Revisão para Gincana                                        aula expositiva e dialogada
09/05                                     Gincana PIPEX                                                 jogos e conhecimento     




CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2015    



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES- ESCOLA VARJADAS
ENSINO FUNDAMENTAL: 6º ANO

Monitores: Amélia, Alizandra, Daniele,  Débora, Francilene, Israel, Marcílio, Natália e Wanessa.

AULA 1- INTERAÇÕES ECOLÓGICAS

Objetivos de Aprendizagem
ü  Compreender a importância do estudo de Ecologia
ü  Analisar situações cotidianas dos ambientes naturais
ü  Perceber que as relações humanas são exemplos práticos de Ecologia
ü  Assimilar o conteúdo de interações ecológicas a fim de fomentar um modo de vida sustentável

Metodologia

Introdução ao tema: Interações na sociedade e interações ecológicas (harmônica e desarmônica). Primeiramente distribuiremos uma folha de ofício e 3 lápis de cores para cada participante. Com este material cada aluno irá produzir um desenho, que pertença a paisagens naturais, como animais, plantas, entre outros. Os alunos poderão trocar ou emprestar seus lápis entre si, porém devem anotar atrás da folha a quem emprestou. Depois de terminarem, os desenhos serão apresentados à classe. O aluno que trocou ou emprestou os lápis a outro aluno deve comunicar o nome do colega, e deste modo simultaneamente apresentarão seus desenhos. Assim, iremos listar no quadro o que ambos desenharam a fim de formar situações de interações ecológicas.  Em seguida, após ter listado todos os desenhos, discutiremos cada situação formada através de dois desenhos (e. g. formiga- planta). Discutiremos ainda se estas interações entre os envolvidos são positivas (+), negativas (-) ou neutras (0).                                             

Materiais: 25 folhas de oficio, 60 lapís de cera (cores variadas), 1 piloto de quadro branco.

AULA 2- Cadeia alimentar: TRILHA ECOLÓGICA

Metodologia:
1-Introdução com o uso de slides (energia, cadeia, decompositores).
2-Os alunos terão que formar grupos, delimitar o espaço da trilha ecológica e fazer uma análise do local. (parcela de 5m x 1m)
Verificar:
Se há interações ecológicas, explicar.
Se há uma cadeia alimentar, explicar.
Quantas espécies vivem neste ambiente
*Os dados deverão ser anotados e entregues na próxima aula e/ou apresentados.  
Materiais
  • 1- Barbante (rolo), 20 palitos de espetinho, 4 fitas métricas.

AULA-3 Degradação ambiental: Projeto

Objetivo:
Promover a revelação de informações ou características ainda não conhecidas pelos alunos, bem como integrar e proporcionar um melhor conhecimento sobre a degradação ambiental.
Métodos e Matérias:
ü  Elaborar cartelas, previamente contendo uma pergunta em cada.
ü  Formar um circulo com os participantes, e colocar as cartelas no centro, com as perguntas viradas para baixo.
ü  Explicar aos alunos que cada cartela tem uma pergunta no verso.
ü  Solicitar um aluno(a) e orienta-lo a pegar uma cartela e responder a pergunta que está nela.
ü  Logo após, mais um aluno e assim por diante, até que todos tenham participado.
ü  (Salientar que não há respostas certas ou erradas e que a intenção é somente proporcionar uma reflexão sobre as perguntas da dinâmica)
ü  Os alunos devem responder a pergunta em mímica para os colegas.
Materiais: 1 Cartolina e impressões (definir)

AULA-4 Estrutura da terra: Confecção de Modelo didático

O ensino sobre a estrutura da Terra ou as camadas da Terra tem como objetivo levar o aluno a compreender a dinâmica do interior do planeta, além de conhecer as características dos elementos que se encontram no subsolo.
Com o objetivo de complementar os estudos de ciências, em que é trabalhada a estrutura interna da Terra, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental I receberam a tarefa de construir, em sala de aula, um modelo do Planeta demonstrado suas camadas.
Materiais:
  • Jornais ou folhas de oficio (O máximo que o professor conseguir).
  • 10 Garrafas PET
  • E.V.A.  2 folhas
  • Tintas (azul, vermelha, amarela, verde, marrom, preto e laranja).
  • 5 caixas, Massa de modelar (vermelha amarela e marrom).
  • 10 pincéis
Metodologia
 ‘Cortando’ o Planeta ao meio (O PLANETA SERA FEITO A PARTIR DA GARRAFA PET), os estudantes deveriam representar com diferentes cores as camadas que formam o interior da Terra: a Crosta Terrestre, que consiste na camada mais superficial da Terra e cuja espessura varia entre 10 e 70 km; o Manto, uma grossa camada pastosa composta por um material fervente que se encontra em constante movimento; e o Núcleo, a porão central do Planeta, que consiste em um imenso cristal de ferro sólido envolvido por uma fina camada de ferro derretido.
Além de aprimorar o aprendizado e facilitar a memorização do conteúdo, estas atividades práticas estimulam a criatividade dos estudantes.

AULA-5 ROCHAS

A estratégia será um jogo de passa ou repassa. Esse jogo é constituído de perguntas com suas alternativas, cuja pergunta só terá apenas uma alternativa correta.
Materiais
Impressão das perguntas
2 folhas de EVA (emborrachado) cores diferentes!
Cola de emborrachado ou fita dupla face.
Metodologia
 A sala será dividida em dois grandes grupos, cada grupo terá o seu ajudante que será um dos monitores, esse ajudante só poderá ajudar o seu grupo apenas 3 vezes nas respostas!  O grupo poderá pular a pergunta também apenas três vezes, porém como o nome do jogo já diz passa ou repassa ambos os grupos que não tiverem, mas pulos e nem a ajuda dos monitores pode passar a pergunta para o outro grupo como o mesmo poderá repassar!


AULA-6 Recursos naturais extraídos da crosta: Construção de um modelo fóssil

  • Definição de recursos naturais – são os recursos que obtemos da natureza e usamos para construir o mundo ao nosso redor.
  • Combustíveis fósseis – são fontes de energia e são formados a partir de fósseis, ou seja, de vestígios de seres que viveram há muito tempo. 
Materiais
Folhas, galhos, ossinhos de galinha ou de peixe, conchas ou outro resta de ser vivo disponível.
Argila
1 Óleo
1 Pacotes de Algodão
Areia
10 Caixas de leite cortadas ao meio ou outro tipo de caixa pequena.
10 Tesouras
Metodologia

ü  Cubra o fundo de uma das metades da caixa de leite com cerca de dois dedos de argila.
ü  Com o algodão, passe um pouco de óleo no objeto que você escolheu para ser o modelo de fóssil e coloque-o sobre a argila.
ü  Em seguida, cubra o objeto com uma fina camada de areia e, depois, com dois dedos de argila. Pressione um pouco com a mão para que a argila fique em contato com o objeto. Deixe a caixa em um local protegido para secar.
ü  Após uma semana, escolha uma caixa diferente daquela que você montou, feita por um colega de classe, para observar os resultados. Corte-a com uma tesoura e quebre o bloco de argila com cuidado. Retire o objeto deixado para fazer o fóssil.
AULA- 7 O Solo.  Tipos de solo e formação do solo

Materiais
·         1kg de argila;
·         1kg de areia fina;
·         500g de terra escura;
·          copos descartáveis;
·         Palitos de dente;
·         1kg de terra;
·         Minhocas fictícias;
·         Pequenos ramos de grama;
·         Seixos;
·         1 pacote de torrada;
·         Folhas secas;
·         Microrganismos fictícios;
·         Duas caixas de sapato;
·         Um copo com água.

Metodologia
 Primeiramente, o monitor responsável pela prática deve demonstrar aos alunos como se inicia o processo de formação do solo. Deve-se pegar uma das caixas de sapato e por as torradas dentro, simbolizando a rocha matriz, em seguida chamar um dos alunos para auxilia-lo na realização da mesma. Primeiramente pedir ao aluno que desgaste a torrada com uma régua, simbolizando o desgaste da rocha e depois assopre, simbolizando a ação do vento, após conseguir desgastar a rocha o suficiente para conseguir uma boa quantidade de pó, molhe alguns pedaços da torrada que não foi desgastada e molhe também a ação da chuva na rocha. Após todo esse processo misture o pó com as folhas secas microrganismos fictícios e complete misturando um pouco de terra e complete mostrando aos demais alunos no que resultou aquela mistura.
 A segunda parte consiste basicamente em mostrar aos alunos os tipos de solo, deve-se separar a turma em grupos de quatro alunos cada, dar a três dos alunos copos descartáveis com cada tipo de solo e o terceiro terá uma ficha com algumas perguntas a serem respondidas pelos alunos, na ficha terá o passo a passo da pratica eles deverão ler e executar a mesma com o auxilio dos monitores.
Conteúdo da ficha
Matérias
  • 1 copo com argila
  • 1 copo com areia fina
  • 1 copo com terra escura
  • Ramos de capim
  • Minhocas fictícias
  • 1 copo com água

Realização:
1 passo
Acrescente água no primeiro copo e anote o que você percebeu, repita esse processo nos demais copos e também anote o que você observou de diferente em cada recipiente. A água foi absorvida facilmente por todos os tipos de solo? Porque você acha que isso aconteceu?
 Agora experimente fazer pequenos furos na argila e acrescentar-lhe água. E agora o que aconteceu? Qual a relação das minhocas com o ocorrido?
2 passo
Enterre alguns ramos do capim em cada tipo de solo e tente arranca-lo cuidadosamente.
Novamente anote as diferenças que você observou. Os ramos tiveram dificuldade para serem arrancados? Todos saíram facilmente?
 Ao fim das práticas todos os grupos devem discutir os seus respectivos resultados.

Conclusão
Além de permitir a interação entre os alunos, essa pratica irá deixa-los um pouco mais responsáveis pelas práticas visto que o monitor irá apenas tirar duvidas e eles é que irão ficar responsáveis pela realização da mesma, além de coletar dados e discutir seus resultados com seus colegas.

AULA-8 Práticas agrícolas- solo

Técnicas de plantio: Tipos de Enxertia.
ü  Faremos as técnicas de borbulha, encostia lateral e garrafagem.
ü  Construiremos uma composteira
Materiais:
  • 3 canivetes
  • 2 pares de luvas protetoras
  • Fita adesiva transparente
  • 2 caixinhas Massa de modelar (cores variadas)
  • Mudas: limão e laranja, rosas coloridas, mangueira e abacate.
  • Cascas de verduras, frutas e folhas secas.

Metodologia
a) os grupos iram fazer as técnicas, primeiro com a massa de modelar, simulando os tipos de enxertia, após os mais aptos iram fazer o processo com as mudas, que serão plantadas na escola.
b)explicaremos os métodos de preparação de uma composteira, que no qual se trata de uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Colocaremos por camadas as cascas de frutas e verduras, ainda a terra e folhas secas, neste instante, cada aluno poderá ajudar no processo.

AULA- 9  Solo e Fertilidade
NUTRIÇÃO MINERAL DAS PLANTAS
Monitora: Amélia Galdino
Materiais
·         20 copos plásticos de 200 mL;
·         Areia fina lavada;
·         20 Sementes de milho com cerca de 5 dias de idade;
·         Fertilizante NPK. Composição (12%, 6% e 6% respectivamente);
·         Água destilada;
·         Pipetas de 1 ml e 5 ml.
Tratamento
1-      Areia lavada + água destilada;
2-      Areia lavada + Solução nutritiva (1 ml de fertilizante/ 1L de água);
3-      Areia lavada + solução nutritiva (2 ml de fertilizante/ 1L de água);
4-      Areia lavada + Solução nutritiva (3 ml de fertilizante/ 1L de água);
5-      Areia lavada + solução nutritiva (4 ml de fertilizante/ 1L de água);
6-      Areia lavada + Solução nutritiva (5 ml de fertilizante/ 1L de água);
Metodologia
Primeiramente, deve-se formar 6 grupos de alunos para cada grupo ficar responsável por um tipo de tratamento citado. A solução nutritiva pode ser preparada pelos alunos ou já ser entregue pronta para cada grupo específico. O 1º grupo ficará com o tratamento 1, o 2º com o tratamento 2 e assim sucessivamente. Cada grupo deve preparar 3 copos para cada tratamento (realizar em triplicata), onde serão plantadas as sementes do milho e adicionadas os volumes estabelecidos de fertilizantes. Diariamente os copos devem ser aguados (durante 1 semana) para, posteriormente, serem observados. Durante a observação, é necessário avaliar o aspecto das plantas (tamanho da raiz, tamanho e coloração das folhas, bem como a quantidade de folhas que apareceram em cada planta) e anotar todas as observações para serem discutidas em sala sobre o que aconteceu com as plantas em cada tipo de tratamento.

AULA- 10 A água e o planeta

Materiais
  • Garrafa pet com tampa 2 L;
  • 1 copo descartável de 200 mL;
·         1 copo descartável de 50 mL;
  • Água.
  • 4 Globo terrestre e 1 Mapa Mundi
  • 6 papel oficio
Metodologia
a) Primeiramente deve-se encher a garrafa pet com água no intuito de representar toda a água do planeta terra. Neste momento, o monitor responsável pela aula, realizará diversas perguntas como: qual tipo de água existente no nosso planeta? Qual a importância da água para a vida? Toda a água existente é potável? Após o questionamento, deve-se encher o copo de 200 mL com a água da garrafa e informar que a quantidade de água no copo representa o total de água doce que existe no planeta. Em seguida, encher o copo de 50 mL com a água do copo de 200 mL, que representa a quantidade de água de fácil acesso (presente nos rios, lagos, poços artesianos, etc.). A partir desta demonstração, explicar que 70% da superfície do planeta são coberta por água e destes 70% somente 2,5% é de água doce, porém, deste último percentual, só 0,003% está disponível para o consumo humano. Após esta aula, é aconselhado questionar se a água do planeta Terra pode acabar a fim de proporcionar uma sensibilização a cerca do consumo consciente de água.

b) Com o globo terrestre, os alunos deverão achar as coordenadas de latitude e longitude solicitadas e anotar quais as formas da água que são encontradas em tal localidade. Já com o mapa Mundi os alunos devem jogar sem olhar o quadrado feito de palito de espetinho, assim em qual continente e/ou pais estiver dentro do quadrado, o grupo deverá responder uma pergunta sobre a água e sua importância naquela localidade. As perguntas serão objetivas e com alternativas.

AULA- 11 Propriedades da Água

Poder solvente
Materiais
  • 4 Beckers de tamanho médio;
  • 200 mL de óleo de cozinha;
  • 200g de açúcar;
  • 100g de sal de cozinha;
  • 100g de areia;
  • Água.
Capilaridade
Materiais
  • Um ramo de flores brancas;
  • 3 recipientes de plásticos (médio) e transparentes;
  • 2 corantes azuis e 2 corantes vermelhos;
  • Pipetas de vidro de 1, 5 e 50 mL;
  • Uma porção de guardanapo de papel;
  • 1 vidro relógio;
  • Água.
Tensão superficial
Materiais
  • 1 lâmina de barbear;
  • 500 mL de óleo de cozinha;
  • 200 mL de detergente;
  • 1 Conta gotas;
  • 2 vasilhas pequenas;
  • Água.
Pressão
Materiais
  • 2 garrafas pet 2 L;
  • Fita isolante;
  • Tesoura;
  • 2 corantes vermelhos;
  • Água.

(a)Metodologia (Poder Solvente)
Encher os quatro Beckers com a mesma quantidade de água e salientar sua pureza, ausência de coloração e odor. Em seguida, colocar o sal de cozinha no 1º Becker, o açúcar no 2º, o óleo e areia nos 3º e 4º Beckers respectivamente. Após esse procedimento, tentar solubilizar todos esses itens na água e mostrar que a mesma não possui um poder solvente universal, pois não solubiliza todos os itens existentes na natureza.
b)Metodologia (Capilaridade)
Passo 1
Encher certa quantidade de água nos potes de plásticos e colocar bastante corante azul no 1º pote e, no 2º, bastante corante vermelho. Em seguida, mergulhar as hastes das flores em cada pote com a solução e cortá-las em diagonal (ainda dentro da água para evitar a entrada de ar, a qual impede a condução da solução até as flores por meio do fenômeno de capilaridade). Após esta atividade, observar a coloração das flores, a quantidade de água no recipiente e comentar sobre o ocorrido.
Passo 2
Colocar em um recipiente transparente certa quantidade de água e inserir a pipeta de 1 mL, comentar o que aconteceu. Após, inserir a pipeta de 5 mL e em seguida a de 50 mL. Ao fim da atividade, conversar com os alunos sobre o que aconteceu, informando que quanto maior o diâmetro do tubo menor a capilaridade entre as moléculas de água.
Passo 3
Colocar no vidro relógio uma pequena quantidade de água e aproximar o guardanapo de papel, de modo que somente sua ponta mergulhe na água. Observar como a água vai “subindo” no guardanapo e a quantidade de água no vidro relógio vai diminuindo. A partir desta prática, explicar que o fenômeno da capilaridade não está restrito aos tubos de vidro.

c)Metodologia (Tensão Superficial)
Encher uma das vasilhas com água e, em seguida, colocar com muito cuidado a lâmina de barbear sobre a superfície da água. Observa-se que ela não afunda. Deve-se explicar aos alunos que isso ocorre devido à água possuir uma película sobre sua superfície. Posteriormente, colocar na outra vasilha o óleo e, com um conta-gotas, aplicar algumas gotas de água no óleo e, na vasilha com água, colocar algumas gotas de óleo. Observar o que aconteceu. Em seguida, colocar algumas gotas de detergente nas duas vasilhas e observar o que ocorre. Após a atividade, discutir com os alunos que as gotas de água na gordura formam pequenas formas que não se misturam no óleo. E o contrário ocorre quando se coloca o óleo na água. Quando colocamos o detergente, diminuímos a tensão superficial e conseguimos “misturar” o óleo na água. Ao fim, aconselha-se comentar que a membrana de nossas células é composta basicamente por gordura, a qual protege o interior da célula do excesso de água do exterior. Com isso, pode-se questionar o que ocorre ao colocar sabão e /ou detergente nas células.
d)Metodologia (Pressão)
Em uma das garrafas pet faz dois orifícios no mesmo nível e na outra garrafa, dois orifícios, mas em níveis diferentes. Vedar todos os orifícios com fita isolante e encher as garrafas com a solução (água e corante). Em seguida retirar primeiro a tampa e, depois de 10 segundos, retirar a fita isolante das duas garrafas. Retirando–se a tampa e a fita isolante, a água começa a jorrar pelos dois orifícios que estão nivelados e os dois desnivelados, porém, quando tampamos novamente as garrafas apenas nos orifícios que estão nivelados, a água para de jorrar, pois, nos orifícios que estão desnivelados, a água continua a jorrar apenas pelo orifício inferior. A pressão é a principal causa para que a água escorra ou não. De acordo com a experimentação: enquanto a garrafa (cujos furos estão nivelados) estiver com a tampa, a pressão atmosférica (Pressão externa) equilibra a pressão exercida pelo o ar existente na parte superior da garrafa em conjunto com a exercida pela coluna de líquidos até os orifícios (Pressão interna), portanto a água não escoa. Porém, na garrafa que têm os furos desnivelados, o líquido escoa pelo orifício inferior, pois, bolhas de ar penetram pelo orifício superior. Quando retiramos as tampas das garrafas, a situação ocorre de forma igual para as duas garrafas, já que a pressão interna aumenta (superando a pressão externa), logo, a água começa a jorrar pelos seus orifícios. Entretanto, quando tampamos as garrafas novamente, a água jorra apenas pelo orifício inferior da garrafa, cujos furos foram feitos em desnível. Isso ocorre porque a pressão atmosférica exercida no orifício inferior é menor que a pressão atmosférica.

AULA- 12 Tratamento de água

Materiais
  • Filme plástico;
  • 1 copo descartável pequeno;
  • 1 travessa funda;
  • 1 colher;
  • 1 tesoura;
  • Fita adesiva;
  • Cubos de gelo;
  • 700g de terra;
  • Água morna.
Metodologia
Colocar na travessa a terra e misturar com água morna. Inserir o copo descartável no centro da travessa, deixando sua borda acima da água suja. Cubra a travessa com filme plástico e prenda-o com fita adesiva. Dispor de cubos de gelo no centro da cobertura de plástico, observando o que acontece. Gotas de água vão se formar na parte interna da cobertura e cair no copo. Isso ocorre devido ao calor fazer com que parte da água vire vapor, que sobe pelo ar e, posteriormente, se transforma em líquido. Para acelerar o processo, aconselha-se colocar a travessa no sol. Após o derretimento total do gelo, retira o copo e observa que a sujeira não vira vapor e a água do copo está limpa. Mas deve-se salientar que existem micro-organismos que podem ser transportados pelo vapor e ainda continuarem contaminando a água. O ideal, depois de retirar a sujeira, é ferver a água para usá-la. Essa prática será realizada após uma discussão sobre as doenças veiculadas pela água contaminada, dando ênfase às causas desta contaminação. Deve-se explicar, também, a importância da qualidade da água para nosso bem estar e saúde, por isso, ocorrem vários métodos de tratamento de água para que ela se torne própria para consumo da população.


  CRONOGRAMA 7º ANO

AULA- 1 Vírus

Material

·         1 Papel Cartão
·         1 Papel Sulfite

Metodologia

            Após uma breve introdução sobre doenças virais, dando enfase a importância medica dos vírus: Os alunos serão levados ao pátio e separados em grupos de 4.
            Cada grupo terá que procurar por dicas que já estarão escondidas em diferentes lugares/objetos do pátio, lugares/objetos esses onde são encontradas maiores quantidades de vírus no dia a dia, para que aja uma relação entre a doença e o dia a dia do aluno, estimulando este a ter maior higiene e cuidado.
            Para cada grupo haverá três dicas, destas as duas primeiras são dicas sobre os sintomas de doenças causadas por vírus e a terceira é o nome do próprio vírus, quando encontrarem as três dicas os alunos terão que dizer o nome da doença, que causa esses sintomas e que tem esse vírus como causador.

AULA- 2 Bactérias
Prática 1- Cultivo de bactérias
Objetivo 

Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura. 


Material (para o meio de cultura) 


3 pacotes de gelatina incolor. 
5 (quino), 1 xícara,  (3 xícaras de caldo de carne) 
1 copo de água 


*Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne.
Material (para a experiência) 


2  placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo 


1 caixa de Contonetes 


1Filme plástico (de cozinha)


8 Etiquetas adesivas 


1 Caneta piloto fino
Papel Cartão: Vermelho e Verde

2 Caixas de papelão (pequenas como caixa de sapato)

1 Papel Sulfite

Prática 1
Metodologia

Os alunos passam o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis!). Há ainda outras opções, como usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real. O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampe as placas de petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita. Depois de três dias, observe as alterações. 
Prática 2

Metodologia
Após uma breve introdução sobre a forma de vida e as principais diferenças entre bactérias e vírus, serão selecionados dois alunos que irão à frente da sala. Cada aluno receberá uma caixa com algumas cartas dentro, estes pegarão cartas de cor igual, porém uma carta terá uma afirmativa correta a cerca de bactérias e a outra uma afirmativa errada, esses alunos irão ler as afirmativas em alta voz para a classe, e os alunos que estarão sentados em seus respectivos lugares, irão receber cada um, duas placas uma de cor vermelha e outra de cor verde, para julgar qual das afirmativas feitas está correta, e explicar o por que.



AULA- 3 Protistas:  

Doenças causadas por protozoários: Brincadeira do médico e pacientes

Os protozoários são organismos vivos, eucariontes e unicelulares. Juntamente às algas, eles formam o Reino Protista. Esses seres são importantes, pois muitos causam doença ao homem. Ao conhecermos esses organismos, podemos entender melhor sobre o tratamento e prevenção dessas doenças.
Dentre as doenças causadas por protozoários, podemos citar a malária, amebíase, doenças de Chagas, giardíase e leishmaniose visceral.
A malária é causada pelo protozoário chamado Plasmodium. No Brasil, três espécies estão relacionadas com essa doença em seres humanos: o P. vivax, P. falciparum e P. malariae. Essa doença afeta muitas pessoas pelo mundo todo ano, principalmente em regiões tropicais, como a nossa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as estimativas são de que 40% da população do mundo estejam expostas à malária e que mais de 1 milhão morra todo ano.

A malária é transmitida pelo mosquito Anopheles
A malária é transmitida graças à picada de um mosquito do gênero Anopheles, mas somente a fêmea transmite a doença. Esse mosquito é conhecido popularmente pelo nome de mosquito-prego e carapanã. Esses mosquitos têm hábito noturno, por isso são importantes medidas preventivas na hora de dormir, como o uso de mosquiteiros e telas nas janelas. Além disso, faz-se necessário também o uso de repelentes, bem como a eliminação dos criadouros do mosquito.
A doença é caracterizada por febre alta (39 a 40 ºC), calafrios, dor de cabeça, abundante transpiração e vômitos. Seu diagnóstico é feito através de exames de sangue em que é verificada a presença do parasita.
A amebíase é causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. A infecção ocorre em virtude da ingestão desse protozoário juntamente à água ou alimento contaminado por fezes. Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar graves diarreias com presença de sangue. Para evitar essa doença, é importante manter a higiene pessoal, lavar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida e, principalmente, tratar o indivíduo doente e investir em saneamento básico.

A amebíase é transmitida pelo protozoário Entamoeba histolytica
A giardíase é transmitida pelo protozoário chamado Giardia intestinalis (conhecido também como Giardia lamblia). Assim como a amebíase, essa doença é contraída em razão da ingestão de água e alimentos contaminados. A giardíase causa dores abdominais e um quadro de diarreia que pode levar à desidratação e perda de peso. Para evitar a transmissão, o investimento em saneamento básico, o tratamento de doentes e bons hábitos de higiene são importantes.
A doença de Chagas é uma doença muito conhecida causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi. A sua transmissão ocorre principalmente por meio dos triatomídeos, também chamados de barbeiros, mas pode ocorrer também por transfusão de sangue, durante a gestação, transplante de órgãos etc. A doença pode ser assintomática nos primeiros anos, manifestando-se muitos anos depois da infecção, sendo que o órgão mais afetado é o coração. Para evitar a doença, é importante controlar a reprodução do barbeiro e proteger a casa com portas, telas e janelas. Os barbeiros geralmente são encontrados em frestas de casas de taipa, sendo assim, investir em habitação também é uma medida profilática.
A leishmaniose visceral é uma doença transmitida pelo protozoário denominado Leishmania chagasi. A principal forma de transmissão é a picada de um inseto conhecido por flebotomídeo. O diagnóstico clínico é complicado, pois os sintomas assemelham-se aos de outras doenças. As principais características são febre por um longo período, aumento no baço, aumento no fígado, anemia, tosse, diarreia, entre outros. Para a prevenção, é necessário combater o inseto e tratar os doentes.

Materiais

·         10 bexigas de festa, bolas para encher;
·         2 cartolinas, papeis com sintomas ou modos preventivo das doenças.
·         2 m de TNT, sendo um metro de uma cor e outro metro de outra.

Metodologia

 Dividir a sala em dois grupos, cortar o tnt em fitas e marcá-los, amarrando a fita em seus braços, cada grupo receberá uma cor diferente, os alunos de cada grupo, um por vez irá até o centro da sala e estourar um balão, dentro do mesmo estará um método de evitar ou os sintomas de determinada doença. O aluno então irá citar seus sintomas recentes a doença e os alunos do grupo oposto terão que através dos dados a eles entregas identificarem de qual doença se trata, chegando a um consenso e expondo o resultado, cada acerto contará um ponto e ao fim da disputa o grupo campeão receberá uma premiação ainda a ser combinada.

AULA- 4 FUNGOS

Objetivos:  


Observar e analisar a reação do Saccharomyces Cerevisiae sob diferentes condições;

Demonstrar a importância de fermentação para obtenção de produtos utilizados na alimentação do homem;


Matérias Utilizados 


- Água Fria a 20ºC

- Água Quente à 70ºC

- Açúcar (1 copo com açúcar)

- Sal

- 4 colheres de chá de fermento Biológico (Saccharomyces Cerevisiae)

- 4 tubos de ensaio

- 2 bastões de vidro

- 1 Termômetro

- 4 etiquetas adesivas

- 4 bexigas
-2 pares de luvas
- exemplares de fungos: pão e frutas mofados, cogumelos e orelha de pau (para demonstração).

Metodologia

Iniciar a prática com a  etiquetação de balões volumétricos . No balão 01 colocar três colheres de fermento sem açúcar. No balão 02 colocar três colheres de fermento biológico e duas colheres de açúcar. Em seguida, medir a temperatura da água com o termômetro e  adicionar água quente nos balões volumétricos. Colocar as bexigas na boca dos balões , passando uma fita adesiva para evitar a saída de gases. E observar a reação biologia que venha a ocorrer.
 

AULA-5 Plantas sem sementes

Materiais
Flores brancas
Corante azul e vermelho
8 Seringas de maior ml possível
4 mangueiras que encaixe nas seringas (1m)
2 EVA verde e 1 de EVA marrom
1 pedaço de isopor
1 caixa de alfinetes
2 folha de papel transparente-verde
3 copos descartáveis
1 lupa eletrônica
5 palitos de espetinho
1 rolo de plástico filme (de cozinha)
2 sacos de bolinhas de silicone (já embebidas com água, cerca de 24h)
4 tesouras
Exemplares de plantas: Briófitas e Pteridófitas
Objetivo
Identificar e conhecer as características principais das plantas sem sementes, sua reprodução fisiologia e suas importâncias.
Metodologia
ü  Com o apoio da lupa, serão observadas as características morfológicas dos exemplares de plantas.
ü  Com as flores brancas faremos a primeira prática, elas serão colocadas no copo com água e corante, após uns 30 minutos a planta a partir do seu vaso condutor irá sugar o corante que será perceptível em toda sua extensão.
ü  Com as plantas avasculares será observada sua absorção de água feita por toda parte do corpo, com o auxilio da lupa e água.
ü  Por fim os grupos irão fazer um protótipo de como ocorre à condução de fluidos dentro de uma planta, vascular e avascular. Para isso utilizaremos as seringas, bolinhas de silicone, isopor, EVA, mangueiras, água, corantes, entre outros materiais solicitados.



AULA-6 Plantas com sementes

Materiais
1 lupa eletrônica
1 saco de sementes de alface
Exemplares de plantas: Gminosperma e Angiosperma
Exemplares de sementes variadas
Objetivo
Identificar e conhecer as características principais das plantas com sementes, sua reprodução fisiologia e suas importâncias.
Metodologia
ü  Cada grupo deverá anotar cinco plantas que a na escola com flores ou frutos e cinco que não tem flores ou frutos.
ü  Com a lista das plantas analisaremos se estas plantas são fenerógamas ou não.
ü  Com o apoio da lupa, serão observadas as características morfológicas dos exemplares de plantas.
ü  Por fim plantaremos a alface e observaremos seu ciclo até a sua floração, os alunos deverão desenhar a cada etapa do ciclo da alface.
AULA- 7 Partes Vegetativas das Plantas

Materiais

6 Emborrachado nas cores: marrom, preto, verde claro, verde escuro, vermelho e amarelo
10 cartolinas

 Metodologia

Após uma breve introdução sobre quais são as partes vegetativas das plantas os alunos serão dividos em duplas, cada dupla receberá uma cartolina, nesta cada dupla deverá montar uma árvore apenas com suas partes vegetativas, como haverá emborrachado amarelo e vermelho, instigará o aluno a colocar flores e frutos que não estão presentes na parte vegetativa. Abaixo da árvore cada dupla deverá expressar, um prejuizo causado pelo desmatamento, seja com desenho ou um frase. Depois de montado o cartaz será exposto na escola, para vizualização das outras turmas.

AULA- 7 Partes reprodutivas das Plantas

Materiais

·         6 ou 7 tipos  diferentes de flores
·         papel sulfite

Metodologia

Após uma breve introdução sobre as parte reprodutiva, os alunos serão divididos em grupos de 3, cada grupo receberá uma flor. Na parte superior da folha de papel sulfite os alunos irão desenhar a flor completa, na parte inferior eles irão desenhar por parte de acordo com a dissecação que eles irão fazendo da flor, depois eles irão trocar os trabalhos entre si e tentar identificar as partes desenhadas pelo outro grupo.

AULA- 8 Invertebrados

Materiais
1 pacote de luvas
1 álcool 70
3 cartolinas coloridas
Impressões  (definir)
1 tesoura
1 fita durex
Exemplares dos mais diversos invertebrados: Laboratórios do CCB

Metodologia:
As peças serão demonstradas em bancadas. Em uma cartolina, cada grupo deverá desenhar três invertebrados e anotarem 3 características dos respectivos animais, a fim de responder: qual o seu habitat, seu tipo de alimentação e sua reprodução.

AULA- 9 Vertebrados

Metodologia
Exposição de peças, exemplares de vertebrados. Os exemplares serão disponibilizados pelos laboratórios do CCB. Entres os materiais estão: Serpentes, Répteis, Peixes, Mamíferos e aves.

Materiais
  • 4 bandejas
  • 5 pares de luvas

AULA- 10 Vertebrados

BINGO ANIMAL
Requer poucos recursos e tem como objetivo a memorização das características dos grupos que formam os vertebrados, assim o bingo consiste em um jogo de perguntas e respostas.
Materiais: 

  • 2 cartolinas brancas
  • 1 fita durex colorida
  • 1 cx de lápis hidrocor
  • 1 cartolina azul e 1 rosa
  • Material impresso a ser enviado
  • 1 caixa de sapato

AULA- 11 ECOLOGIA: Conceitos básicos
Objetivos:
ü  Mostrar ao aluno como funciona a cadeia alimentar
ü  Fazer com que eles entendam a importância da preservação
ü  Entendendo as relações ecológicas

Materiais
·         2 Cartolinas
·         1 saco de bolinhas de isopor
·         Cones de trânsito
·         Impressões (enviar)

Metodologia
A prática será realizada na parte externa da escola e os alunos trabalharam em grupos.
O jogo se passa na “Mata Atlântica” e gira em torno de uma cadeia alimentar que abrange os seguintes componentes: Frutos, os Quatis, as onças comem os Quatis e as raposas e parasitas se juntam a qualquer elemento que julguem ser vantajoso ( sem especificidade parasita-hospedeiro). Antes do jogo cada aluno receberia uma quantidade inicial de energia (representadas por bolinhas) os roedores iniciavam com 2, os quatis com 4, as raposas com 6 e as onças com 8. O jogo se desenvolve como um pega-pega, em que os alunos correm para pegar as “presas”, os indivíduos tem como refúgio, locais de inicio pré-definido pelos monitores, e o local onde há frutos, para o caso dos roedores. Quando um aluno predava o outro a “presa” deveria passar sua energia para o jogador que a “predou”, sempre devolvendo uma bolinha ao juiz, como forma de mostrar que nem toda energia é aproveitada, cada rodada durar cerca de 1 minuto, os jogadores voltavam a seus locais de inicio para a contagem de energia. Após perderem as bolinhas caso houvesse 2 indivíduos uma menina e um menino com quantidade de energia que possuíam no inicio do jogo, estes se reproduziriam e entrava um novo animal na população. Caso houvesse algum individuo com apenas 1 bolinha, este “morria”, a cada rodada a perda das bolinhas e as possibilidades de reprodução e morte, eram acompanhadas diretamente pelos jogadores com o auxilio de um cartaz que explicitava a dinâmica da perda e do ganho das bolinhas, os alunos que “morriam” poderiam renascer como integrante de alguma população em que indivíduos se reproduziram, ou nascer como um parasita, o parasita deverá atrapalhar o jogo se juntando a um animal e roubando metade de suas bolinhas. Ao final faríamos algumas perguntas em relação ao jogo.
AULA- 12 CICLOS Biogeoquímicos

Objetivos:
ü  Fixar os ciclos biogeoquímicos de uma maneira mais dinâmica e interativa
Matérias:
·         1/5 de TNT (Branco)
·         Impressões com o nome dos ciclos (enviar)
Metodologia
Os alunos irão se dividir em 4 grupos, cada grupo ficará responsável por um ciclo (Água, Co2, O2 e Nitrogênio). O TNT será colocado no chão e no topo ficará os nomes de cada ciclo, onde serão desenvolvidas 10 perguntas para cada grupo, distribuídas entre verdadeiro ou falso e multipla escolha. De acordo com cada resposta certa será colocado um número, ex: 1º pergunta se acertar a resposta, será colocado o número 1 no TNT a caminho do ciclo escolhido por cada grupo, e se a resposta for errada será colocado um X no lugar do número, no final ganhará o grupo que possuir o maior número de pontuação.
Obs: Para cada resposta errada, os monitores poderá revelar qual a resposta correta para esclarecer as dúvidas!
 

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